Como funciona a qualificação de leads?

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Você sabe qual é a primeira coisa que as pessoas bem-sucedidas fazem assim que acordam? Além de pensar em como funciona a qualificação de leads?

A maioria delas começa o dia com uma lista de tudo que devem fazer nas próximas 24h.

Com essa lista em mãos, elas analisam os afazeres e qualificam quais são as tarefas mais importantes e quais não são.

Também avaliam aquelas em que devem investir maior esforço e as que não são tão prioritárias, sendo assim, só serão realizadas se sobrar tempo. 

Essa é uma forma interessante de usar o tempo a seu favor.

Assim, você pode colocar seu foco e sua energia naquilo que mais vai trazer resultado, em vez de perder tempo “apagando incêndios” que não levam a lugar algum. 

A qualificação de leads vai por esse mesmo caminho, sabia?

Ao desenvolver um método para qualificar sua base de leads, você está fazendo exatamente o que as pessoas com determinação fazem.

Na prática, você prioriza o tempo da sua equipe comercial. Como?

Ao focar os esforços dela em leads muito mais aptos a se tornarem clientes e que, consequentemente, vão gerar mais resultados para a empresa. 

O conceito de qualificação de leads é bem simples e consiste em segmentar o público prospectado. Para entender quais são as pessoas mais propensas a comprar da sua empresa, ou seja, os potenciais clientes.

Quando você consegue fazer isso, automaticamente cria as melhores oportunidades de negócio e otimiza bastante o tempo da sua equipe de vendas. 

Mas, afinal, há algum critério para definir quais são os usuários mais qualificáveis para conversão? A resposta é sim! 

O critério básico é a diferenciação entre o potencial cliente e o visitante. 

A questão é: nem todas as pessoas que visitam sua página têm interesse em consumir seus produtos.

Muitas vezes, elas estão apenas navegando pela internet e acabam caindo no seu site de paraquedas, não demonstrando nenhuma vontade de fechar negócio. 

Já o potencial cliente tem interesse em conhecer melhor o seu negócio, quais são os produtos e serviços que você oferece. 

O lead ótimo é identificado quando ele interage diretamente com algum conteúdo da marca. Demonstrando grandes níveis de engajamento. Os quais podem ser medidos por meio do monitoramento e das plataformas de e-mail marketing. 

Além disso, os leads qualificados também são aqueles que vão, constantemente, comentar, compartilhar e curtir suas publicações do blog ou das redes sociais. 

Dicas de qualificação de leads: 

  • Analise cada um dos formulários recebidos 
  • Analise a origem de cada lead (Como chegou no seu site? O que buscava? Quais conteúdos ele acessou antes de chegar ao site?) 
  • Analise os downloads de conteúdo (Quais geraram mais conversões?), para identificar interesses 
  • Analise quantidade de aberturas, cliques e links mais clicados, caso já tenha enviado algum e-mail marketing. 

Enfim, é preciso otimizar o funil de vendas para que você consiga aumentar o número de leads que se tornam clientes. 

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